
Transformação de Identidade: O Segredo Para Reter Pacientes e Revolucionar Sua Prática Médica
18 de nov de 2024
4 min de leitura
2
10
0
A capacidade do seu paciente ter sucesso com você está mais ligada a uma mudança de identidade (transformação) do que a qualquer outra coisa que você possa fazer.
Se você não fizer isso, eles voltarão aos seus velhos hábitos e costumes, ou pior, buscarão a próxima oportunidade que outro médico especialista lhes oferecer.

Introdução: Além do Tratamento Convencional
Você já se perguntou por que alguns médicos especialistas conquistam pacientes fiéis enquanto outros lutam para reter ou até mesmo manter sua clientela? A resposta está na transformação de identidade.
Segredo Para Reter Pacientes: A Verdade que Poucos Médicos Conhecem
A jornada do sucesso médico vai muito além de prescrições e consultas rápidas. É sobre criar uma mudança profunda na vida do paciente.
Desafios da Retenção de Pacientes
Problema: Pacientes retornam aos velhos hábitos
Consequência: Perda de eficácia do tratamento
Risco: Abandono do acompanhamento médico
Depois que uma pessoa aceitou ser seu paciente e vai até o consultório querendo controlar seus níveis pressóricos, algumas vezes parecer ser difícil convencê-lo a fazer as coisas necessárias para ter sucesso.
Mas quando eles descobrem a identidade de uma pessoa saudável e a transformação que essa nova identidade irá causar na sua vida, o sucesso do tratamento se torna real porque "pessoas que transformam sua mentalidade irão transformar seus hábitos".
A Estratégia de Transformação: Mudando Vidas, Não Apenas Tratando Sintomas
"Se você realmente acredita que o que tem é útil e valioso para seus pacientes, então tem a obrigação moral de atendê-los de todas as maneiras possíveis" - Adaptação de Jay Abraham
Seu papel é transformar a identidade do seu paciente. Mais do que apenas tratar suas queixas com prescrições de anti-hipertensivos, dieta hipossódica e orientações sobre hábitos de vida saudáveis. Você precisa transformar sua identidade.
Sei que você não irá conseguir isso em uma consulta de 20 a 30 minutos, mas você pode construir uma jornada de transformação no relacionamento médico-paciente, construindo um framework com exemplos, conteúdos e encontros periódicos de 3 a 6 meses.
É fácil atrair seu paciente uma vez, mas para fazê-lo retornar repetidas vezes (e ficar entusiasmado ao fazê-lo), você precisa mudar a identidade dele.
Causa Futura x Retenção de Pacientes
A melhor maneira para você promover a mudança de identidade do seu paciente é conectá-lo a uma causa futura.
O que seu paciente realmente quer?
Para onde ele quer ir?
Como você pode capturar isso em uma estratégia de relacionamento?
Você entende por que criar essa mudança em alguém é tão importante?
A probabilidade de sucesso dos seus pacientes aumentará exponencialmente após essa mudança. Como líder, é seu papel projetar a aparência dessa identidade para que eles possam assumi-la facilmente.
Antigamente, nas Américas, o capitão Moroni liderou um exército em uma guerra que eles não conseguiram vencer. Algumas das suas tropas perderam a fé na sua missão e outras até partiram para se juntar às forças inimigas.
O capitão precisava fazer algo rápido para salvar seu exército e seu povo. Em Alma 46:12 do Livro de Mórmon, a história diz que ele pegou o seu casaco, rasgou-o, fazendo uma bandeira improvisada, e escreveu nele: "Em memória do nosso Deus, nossa religião, a liberdade e nossa paz, nossas esposas e nossos filhos."
Então colocou aquela bandeira na ponta de um mastro e a chamou de Estatuto da Liberdade.
Quando as pessoas viram, uniram-se em torno do seu líder Moroni e, em uma cena que eu só posso imaginar semelhante ao famoso discurso da liberdade de Mel Gibson no filme Coração Valente, renovaram sua fé na causa e venceram a guerra.
Seus pacientes precisam de um Estatuto de Liberdade que possam usar como motivação e um lembrete sobre por que estão tentando mudar.
Algo que possam olhar quando estiverem em dúvida: um grito de guerra.
Algo que vá ajudá-los a saber quem você é, lembrá-los de quem eles são e direcioná-los para onde vocês estão indo juntos.
O "Estatuto da Liberdade" mais utilizados Na Assessoria All in One da I'mdos, é sãos Planos de Tratamentos de curto, médio e longo prazo.
Quando estruturamos os Planos de Tratamento para nossos clientes médicos, buscamos algo que chame a atenção dos seus pacientes. Algo que inspire os pacientes e se torne um lembrete de quem eles estão tentando se tornar.
Um Plano de Tratamento (manifesto), precisa ter uma causa futura. Por último, precisa destacar as ações necessárias para que a causa seja alcançada.
Criar uma mudança de identidade não se limita às ideias que compartilhei aqui; essas são apenas algumas das ações que testamos e que tiveram mais sucesso.
A chave é entender que não é apenas criar ou ter um nome para o plano, um design bonito, mas como os pacientes se sentem sobre o seu movimento e o seu papel dentro do que está sendo proposto.
Pilares da Transformação de Identidade
1. Crie um "Estatuto da Liberdade" ou manifesto.
Um manifesto que:
Inspire
Motive
Direcione os pacientes
Elementos-Chave:
Causa futura clara
Ações práticas
Visão transformadora
2. Jornada de Relacionamento Médico-Paciente
Framework de Transformação:
Encontros periódicos (3-6 meses)
Conteúdo educativo personalizado
Acompanhamento contínuo
Estratégias de Implementação
Método I'mDoc de Transformação
Diagnóstico Profundo
Criação de Plano de Tratamento Inspirador
Acompanhamento Sistemático
Reforço Motivacional
Benefícios Práticos
✅ Aumento da retenção de pacientes
✅ Melhores resultados clínicos
✅ Diferenciação no mercado
✅ Construção de autoridade
A verdadeira medicina não trata apenas sintomas, mas transforma vidas. Sua missão é ser mais do que um médico: ser um agente de transformação.
Agende uma Reunião Estratégica Gratuita
Descubra como elevar sua prática médica para o próximo nível!